Skip to main content
x

Pós graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade (PhD Ecology and Biodiversity Conservation )

Type
PhD (ISCED 2011 level 8)
Language

Portuguese, Brazil

Duration 8 semesters
Cost No fees.

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) tem um longo histórico relacionado a projetos e ações voltados para a conservação da biodiversidade e uso sustentável dos recursos naturais. Mesmo sendo uma universidade relativamente nova, a UESC sempre desempenhou um importante papel institucional em praticamente todas as ações e estratégias para a conservação da biodiversidade do Sul da Bahia, tanto por demanda governamental (federais, estaduais e municipais) quanto por demandas da sociedade civil organizada (ONGs). A principal contribuição da UESC neste processo tem sido o referenciamento técnico destas ações, suprindo a sociedade e o governo com informações obtidas por meio de pesquisa, bem como ações de projetos de extensão junto à sociedade.

O Curso de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade é um resultado natural deste processo, nascendo do compromisso com a temática ambiental. Com este curso, a universidade espera formar massa crítica para atuar na área de ecologia, ampliando cada vez mais a sua escala de atuação em Conservação da Biodiversidade.

Linhas de Pesquisa:

 

1. Ecologia e conservação de Populações

Dentro dessa linha de pesquisa são desenvolvidos estudos populacionais que subsidiam a conservação de espécies nativas, com enfoque principal sobre espécies ameaçadas de extinção, espécies raras e endêmicas, espécies dominantes e/ou com grande importância econômica, incluindo estudos de análises de viabilidade populacional, modelos populacionais para análise de exploração sustentável dos recursos naturais, genética de populações e conservação ex-situ, entre outros. Também nessa linha são desenvolvidos estudos de auto-ecologia de espécies nativas, envolvendo as relações entre os indivíduos e as condições ambientais. Estudos com espécies exóticas também são contemplados, desde que abordem questões relativas ao seu manejo e demais problemas relacionados aos impactos destas espécies nos sistemas naturais nativos.

 

2. Ecologia e conservação de comunidades, ecossistemas e paisagens:

Essa linha de pesquisa engloba estudos de estrutura e dinâmica de comunidades terrestres e aquáticas com enfoque em análise de padrões e processos relacionados à geração e manutenção da diversidade biológica. A relação entre a distribuição espacial das comunidades biológicas e as características do ambiente físico é abordada através de análises na escala das paisagens, voltadas para a compreensão dos fatores determinantes da distribuição espacial das comunidades biológicas em função do mosaico no qual a comunidade se encontra inserida. Estudos de fragmentação de hábitat, resistência e resiliência de comunidades também estarão contemplados nessa linha.

 

3. Ações e planejamento em conservação da biodiversidade:

Vertente do curso voltada para o desenvolvimento de estratégias e programas de conservação da biodiversidade em seus diferentes níveis utilizando-se tanto de informações biológicas quanto de instrumentos econômicos e de desenvolvimento social. A modelagem dos efeitos de diferentes estratégias tem se mostrado um instrumento eficiente para direcionar a tomada de decisões pelos órgãos competentes e seu uso é estimulado nos estudos desenvolvidos nessa linha de pesquisa.

Structural components
Thesis/Dissertation
Internship/Workplace experience
International component
Laboratory training
Practical/Field work
Research Project

Application procedure

O processo seletivo regular costuma acontecer em dezembro de cada ano, e é aberto a qualquer candidato brasileiro ou estrangeiro que tenha interesse em ingressar nos programas. A ordem de classificação dos candidatos aprovados é utilizada para atribuir aos mais bem colocados as bolsas de cota disponíveis ao programa. A quantidade de bolsas varia ano a ano, dependendo da disponibilidade das agências financiadoras e de cotas dos orientadores, e as regras de cada processo seletivo são explicitadas em editais específicos.

Grant opportunities

Poderão candidatar-se a bolsas os alunos regulares sem vínculo empregatício, levando-se em conta os critérios estabelecidos pelas agências financiadoras e pela Comissão de Bolsas do Curso. A duração das bolsas é de, no máximo, 24 meses para o mestrado e 48 meses para o doutorado.

A aceitação pelo orientador ou a aprovação no processo seletivo não implica na concessão automática de bolsa. No entanto, os professores orientadores, em colaboração com a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade, sempre buscam obter bolsas junto a agências de fomento (CAPES, FAPESB e CNPq). O curso também fomenta, por meio de dicas, cursos e até mesmo disciplinas, iniciativas individuais de obtenção de financiamento para a pesquisa.

Prerequisites

Master's degree concluded. 

ISCED Categories

Project management
Ocean Literacy
Biology
Ecology
Conservation and environmental management
Statistics
Scientific modelling
Bioinformatics
Fisheries