Skip to main content
x

Programa de Pós Graduação em Oceanografia (PhD in Oceanography )

Type
PhD (ISCED 2011 level 8)
Language

Portuguese, Brazil

Duration 8 semesters
Entry level PhD
Cost No fees

Programa de Pós-Graduação em Oceanografia, tem conceito 5 pela Capes. O PPGO abrange todas as áreas das Ciências do Mar e Oceanografia.

Sua sede é no Departamento de Oceanografia da UFPE (fundado em 1952 como Instituto de Biologia Marinha e Oceanografia – IBMO). O PPGO tem entre seus discentes alunos provenientes de diversas áreas do conhecimento, regiões do Brasil e de outros países.

  • Objetivos

O PPGO visa a formação de especialistas nas áreas de Oceanografia Biológica, Física, Química e Geológica, capazes de desempenhar tarefas científicas, educacionais e profissionais de alto nível.

A proposta do Doutorado é propiciar aprofundamento e ampliação dos conhecimentos trazidos por cada profissional na Oceanografia envolvendo ainda o manejo, gerenciamento, diagnóstico, recuperação e adoção de tecnologias nas várias e complexas questões relativas ao ambiente e vida marinhos.

O PPGO objetiva também contemplar recomendações da Agenda 21 de fortalecer os recursos humanos para a pesquisa oceanográfica global, e estimular os estudos em diversas escalas de espaço e tempo no que se refere à diminuição da biodiversidade, vulnerabilidade de ecossistemas frágeis, impactos no uso dos estuários e zonas costeiras, bem como juntar esforços significativos na educação, construção e fortalecimento de instituições de ensino e pesquisa.

Além disso, o PPGO tem metas de envolver diferentes segmentos da sociedade na solução de problemas ambientais, promovendo avaliações regulares e o desenvolvimento da comunicação, com formadores de opinião, mídia e público.

  • Internacionalização

O PPGO vem, ao longo de toda sua história, buscando oportunidades de internacionalização através do convite a docentes externos, recebimento de alunos estrangeiros e envio de seus próprios alunos ao exterior para treinamento sanduíche.

Alguns exemplos de ações de internacionalização do PPGO em andamento no são:

Co-orientação de alunos de Doutorado em Programas fora do país como na Universidade Nova de Lisboa (Faculdade de Ciencias Humanas e Sociais) e na Universidade Nacional da Colombia (Sede Medellin);

Disciplinas compartilhadas on line entre o PPGO e Programas de pó-sgraduação da Texas A&M (Estados Unidos);

Recebimento de alunos de Doutorado através do PEC-PG (CAPES);

Recebimento de alunos através de convenios com países Africanos;

Docentes do PPGO que participam como membros efetivos de Programas no exterior;

Organização de eventos com a participação de convidados de fora do país.

Outras ações que aportam oportunidades de experiencias internacionais a seus docentes e discentes realizadas pelo PPGO são a participação no corpo editorial de diversos periódicos científicos, estímulo à participação em eventos internacionais, estímulo à publicação em periódicos internacionais, firma de convenios com instituições de ensino e pesquisa fora do Brasil para a execução de projetos de pesquisa e oferecimento de vagas de embarque em navios de pesquisa de instituições estrangeiras.

Structural components
Thesis/Dissertation
Industry partners
International component
Laboratory training
Practical/Field work
Research Project

Application procedure

Documents and subscription, scientific interpretation exam and pre-project of the research thesis.

Grant opportunities

Doctorate scholarship is available for application through the program for Brazilian government financing institutions (CAPES and CNPq). 

Prerequisites

Bachelor and Master's degree in a relative study area. 

ISCED Categories

Project management
Biology
Biotechnology
Toxicology
Ecology
Conservation and environmental management
Marine Geology
Physical and chemical oceanography
Statistics
Scientific modelling
Bioinformatics
Environmental protection technology
Marine spatial planning
Surveying
Aquaculture
Fisheries