A Engenharia Naval e Oceânica da UFRJ, estabelecida na UFRJ há mais de 50 anos, oferece cursos de pós-graduação em Engenharia Oceânica pela COPPE.
Contando com um corpo docente altamente qualificado e laboratórios especializados, atua na formação de recursos humanos e projetos de pesquisa em engenharia naval e oceânica, além de cultivar um forte envolvimento com o setor produtivo, caracterizado por um expressivo portfólio de projetos, cursos de especialização e outras formas de consultoria.
ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO
1.ENGENHARIA NAVAL
Na área de Engenharia Naval, os cursos e as pesquisas estão principalmente orientados para o projeto, a construção e a utilização de estruturas oceânicas que possibilitam o transporte aquaviário e o aproveitamento dos recursos do mar, como por exemplo: exploração de petróleo. A área investiga questões relacionadas ao: comportamento hidrodinâmico e estrutural de sistemas oceânicos, projetos de navios e outras embarcações marítimas e fluviais, estruturas offshore semi-submersíveis, robôs submarinos, métodos em projeto assistido por computador, emprego de novos materiais, estudos sobre aspectos mecânicos de motores e propulsores, transporte marítimo e a sua logística.
Linhas de Pesquisa:
HIDRODINÂMICA DE NAVIOS E SISTEMAS OCEÂNICOS
LOGÍSTICA E TRANSPORTE AQUAVIÁRIO
2.ENGENHARIA COSTEIRA E OCEANOGRÁFICA
Engenharia Costeira & Oceanográfica trata da aplicação das ciências físicas e matemáticas ao estudo e à solução de problemas relacionados à hidrodinâmica do meio marinho e à interação entre o mar e a costa, visando a ocupação racional da região litorânea e o melhor aproveitamento dos recursos marinhos e costeiros para o benefício do homem. A especialidade tem sido cada vez mais solicitada pela sociedade brasileira, na medida em que esta descobre que o desenvolvimento de áreas costeiras requer soluções técnicas apropriadas. Podem-se citar como exemplo: a construção e modernização de portos, terminais marítimos e marinas; a execução de obras de proteção e correção da costa; o lançamento de efluentes em corpos d’água costeiros ou no mar; a exploração dos recursos minerais e biológicos marinhos na costa e na plataforma continental; além do uso de áreas para fins turísticos ou de lazer. Ao mesmo tempo, o grande desenvolvimento da exploração offshore e a percepção do importante papel desempenhado pelos oceanos em relação às mudanças climáticas tornam necessária a ampliação do conhecimento sobre a circulação oceânica e sobre sua interação com a atmosfera, tanto em seus aspectos científicos como práticos. Decorre daí a demanda crescente por pesquisadores e técnicos capazes de projetar obras marítimas e meios de monitoramento no mar e de compreender os fenômenos de interação do mar com a costa e com a atmosfera e as consequências da intervenção do homem tanto nos ambientes costeiros como oceânicos. O ensino e a pesquisa da Área de Engenharia Costeira & Oceanográfica desenvolve-se em quatro principais linhas de pesquisa, nas quais se incluem os diferentes temas de tese, trabalhos de pesquisa e as disciplinas que compõem o currículo de formação para o mestrado e doutorado. Há de se ressaltar que todas as linhas de pesquisa estão interligadas, apresentando áreas de superposição necessárias para o tratamento completo de questões ambientais, científicas e de engenharia.
Linhas de Pesquisa:
HIDRODINÂMICA DE NAVIOS E SISTEMAS OCEÂNICOS
Grant opportunities
Scholarships are available through development agencies. The selection of the applicant in the selection process does not ensure the approval of the scholarships granted by agencies.
ISCED Categories