Skip to main content
x

Mestrado em Oceanografia (MSc. Oceanography )

Type
Master (ISCED 2011 level 7)
Language

Portuguese, Brazil

Duration 4 semesters
Cost No fees.

O curso de Mestrado em Oceanografia da UERJ tem as seguintes áreas de concentração:

 Caracterização, Diagnóstico e Evolução de Ambientes Marinhos, com duas linhas de pesquisa:

(1)  Processos oceanográficos na interface continente-oceano: abrange os estudos de caráter inter- e transdisciplinar sobre os aspectos biológicos, físicos, geológicos e químicos dos ecossistemas na interface continente-oceano, de forma a compreender a resposta de tais sistemas à ação de variáveis ambientais de origem natural e antrópica, a propor mecanismos mais eficazes de monitoramento e gestão ambiental, e a garantir o uso sustentável dos recursos naturais da zona costeira. 

(2)  Dinâmica, ciclicidade e modelagem de processos marinhos: os objetivos desta linha de pesquisa compreendem a investigação e a modelagem de processos marinhos de naturezas distintas, em diferentes escalas espaço-temporais. As pesquisas envolvem: (i) a dinâmica e a ciclicidade dos sistemas sedimentares das margens continentais e áreas oceânicas adjacentes; (ii) os ciclos e variabilidades nos padrões e processos biológicos (de populações, comunidades, ecossistemas e paisagens); (iii) a dinâmica e ciclicidade de processos e fenômenos físicos.

  O PPG-OCN tem como objetivo a capacitação de profissionais para atuarem nas áreas de Oceanografia Biológica, Física, Geológica e Química. A formação desse profissional exige uma abordagem multidisciplinar, e o desenvolvimento de sua capacidade de integração de conhecimentos em busca da solução de questões complexas, de forma ampla e inovadora. Neste sentido, a grade curricular do PPG-OCN é composta por disciplinas um leque de disciplinas eletivas que aprofundam temas específicos. Além disto, o aluno deverá apresentar periodicamente os progressos no desenvolvimento de sua dissertação, através de Seminários Internos. Espera-se que, antes do final do primeiro ano no programa, o aluno já esteja integralmente dedicado ao trabalho experimental e/ou prático de sua dissertação ou tese.

Os projetos de pesquisa desenvolvidos no PPG-OCN buscam avaliar aspectos como: (i) caracterização, conservação e uso sustentável de recursos marinhos; (ii) impactos de ciclos climáticos e mudança global sobre os ecossistemas marinhos; (iii) alterações ambientais de atividades antrópicas ligadas ao desenvolvimento urbano e industrial (p.ex., petróleo e naval); (iv) fluxos de materiais na interface continente-oceano; (v) dinâmica e circulação de ambientes costeiros e marinhos; (vi) estudos de processos oceanográficos em diversas escalas temporais.

Structural components
Thesis/Dissertation
Industry partners
Internship/Workplace experience
International component
Laboratory training
Practical/Field work
Research Project

ISCED Categories

Project management
Ocean Literacy
Biology
Biotechnology
Toxicology
Ecology
Conservation and environmental management
Marine Geology
Physical and chemical oceanography
Statistics
Scientific modelling
Bioinformatics
Environmental protection technology
Marine spatial planning
Surveying
Aquaculture
Fisheries