Overslaan en naar de inhoud gaan
x

Programa de pós graduação em ciências marinhas tropicais (PhD in Tropical Marine Sciences )

Type
PhD (ISCED 2011 level 8)
Taal

Portuguese, Brazil

Tijdsduur 8 semesters
Cost No fees.

O PPGCMT é um programa interdisciplinar voltado para a pesquisa e o ensino em Ciências do Mar e Meio Ambiente, atuando nas mais diversas áreas da Oceanografia e das Ciências Ambientais, como a Análise de Impactos Ambientais e Contaminação do Ambiente Marinho e Costeiro, Microbiologia e Biotecnologia Ambiental e Prospecção Sustentável de Recursos Ambientais com ênfase em Recursos Marinhos.

O Instituto de ciências do Mar está instalado em uma área construída de 4.500 m², possui 21 laboratórios, 30 gabinetes de trabalho, seis salas de aula, setor administrativo, um auditório com capacidade para 60 pessoas, núcleo de processamento de dados, núcleo audiovisual, um laboratório de informática, sala de videoconferência e biblioteca setorial. O Labomar é ainda a única instituição ao norte do estado do Rio de Janeiro a possuir uma embarcação de pesquisa oceanográfica. O Navio Martins Filho, que serviu ao instituto por mais de 20 anos, foi substituído em 2013 pelo Navio Oceanográfico Argo Equatorial, uma embarcação maior e mais moderna.

Os laboratórios do instituto são: Biologia Molecular; Economia, Direito e Sustentabilidade; Tratamento de Efluentes e Qualidade de Água; Histopatologia; Macroalgas; Mergulho Científico; Microbiologia Ambiental e do Pescado; Bioquímica e Biotecnologia; Dinâmica Costeira; Dinâmica de Populações e Ecologia de Peixes; Ecologia Pesqueira; Observação da Terra; Oceanografia Física; Oceanografia Geológica; Plancton; Zoobentos; Avaliação de Contaminantes Orgânicos; Biogeoquímica Costeira. O Labomar conta ainda com uma unidade localizada na APA do rio Pacoti, município de Aquiraz, inaugurada em 2005, o Centro de Estudos Ambientais Costeiros (CEAC), com área de 4,5 ha e ampla estrutura voltada para pesquisa e formação de recursos humanos na área de aquicultura e pesca de crustáceos, peixes e moluscos marinhos, totalizando cerca de 1.500 tanques para experimentação. No CEAC há mais quatro laboratórios de pesquisa: Laboratório Multifuncional; Nutrição de Organismos Aquáticos; Peixes e Unidade de Bioensaio. Nele, é desenvolvido ainda o Programa de Educação Ambiental Marinha (Peam), voltado ao ensino fundamental.

 

Structurele componenten
Thesis/Dissertation
Industry partners
Internship/Workplace experience
International component
Laboratory training
Practical/Field work
Research Project

Grant opportunities

Scholarship is possible according to the student score in the application process. 

ISCED Categories

Projectmanagement
Oceaangeletterdheid
Biologie
Biotechnologie
Toxicologie
Ecologie
Conservatie en milieumanagement
Mariene Geologie
Fysische en chemische oceanografie
Statistiek
Wetenschappelijke modellering
Bio-informatica
Landmeetkunde
Aquacultuur
Visserij