Pasar al contenido principal
x

Pós-graduação em BIODIVERSIDADE DE AMBIENTES COSTEIROS (PhD in Biodiversity of Coastal Environment )

Tipo
PhD (ISCED 2011 level 8)
Idioma

Portugués, Brasil

Duración 8 semesters
Costo No fees.

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Biodiversidade de Ambientes Costeiros visa à avaliação da diversidade biológica, sua importância econômica e social e sua conservação. Conhecer a biodiversidade e propor seu uso sustentável garantirá que as gerações futuras colham os benefícios de decisões sábias tomadas por nossa geração. Dentro desse contexto, o Programa de Pós-Graduação Biodiversidade de Ambientes Costeiros (PPG-BAC) tem como objetivo formar pesquisadores capacitados para desenvolver pesquisa de ponta que investiguem a diversidade biológica em sistemas aquáticos continentais e marinhos, considerando as interfaces com os ambientes terrestres adjacentes e com a atmosfera. Isso inclui a conservação e exploração sustentável da biodiversidade, a bioprospecção e caracterização de moléculas biologicamente ativas, a biologia pesqueira, a aquicultura sustentável e o manejo ambiental.

O PPG-BAC está sediado no Câmpus do Litoral Paulista, no município de São Vicente, onde fica a única unidade da UNESP na região costeira de São Paulo. Essa localização é estratégica para o estudo da biodiversidade aquática e os desafios para seu uso sustentável. A região envolve um grande número de rios, estuários, encostas, praias e manguezais pertencentes ao Domínio da Mata Atlântica, que é um dos hotspots de biodiversidade global. Essas áreas estão sujeitas à constante ação antrópica pela densa população local, que faz uso dos recursos vivos e impacta seus estoques naturais. Assim, constitui-se em um laboratório a céu aberto para pesquisas com perspectivas biológica, econômica e social, de forma integrada. O PPG-BAC  terá enfoque biológico, mas diretamente atrelado aos prismas econômico e social.

Dentro da perspectiva biológica, os organismos e sistemas aquáticos serão estudados em uma escalada ascendente, que vai desde a dimensão molecular, atinge a dimensão do indivíduo, em seguida da população até chegar à do ecossistema e todas as interações que compõem os sistemas socioambientais. A abordagem econômica avaliará o potencial de aplicação das informações biológicas de modo a gerar produtos ou serviços. Na abordagem social, será enfocada a contribuição dos conhecimentos produzidos para o desenvolvimento social do ponto de vista da segurança alimentar, da geração de empregos e renda, da melhoria da qualidade de vida das populações, bem como para subsidiar o estabelecimento de políticas públicas em prol da preservação do patrimônio natural.

 

:Área de Concentração do PPG-BAC:

-BIODIVERSIDADE-

O Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade  de Ambientes Costeiros (PPG-BAC) tem uma única área de concentração. Ela está centrada em uma visão holística e multidimensional da biodiversidade aquática em todos os níveis de organização, ou seja, do molecular ao ecossitêmico, abrangendo os sistemas socioambientais. Foca no manejo e uso sustentável dos organismos aquáticos e nos sistemas de águas continentais e costeiras, considerando as interfaces com os ambientes terrestres e com a atmosfera. Isso inclui a conservação e exploração sustentável da biodiversidade, a bioprospecção e caracterização de moléculas biologicamente ativas, a biologia pesqueira, a aquicultura sustentável e o manejo ambiental.

 

:Linhas de Pesquisa do PPG-BAC:

1) Bioprospecção e Biotecnologia
Descrição: foca a dimensão molecular. Está diretamente relacionada ao conhecimento dos aspectos fisiológicos, bioquímicos e estruturais de moléculas envolvidas em processos biológicos. Também visa à bioprospecção de compostos naturais e o uso de biomarcadores moleculares como indicadores de estressores ambientais. Relaciona-se com todas as demais linhas, pois seus conhecimentos embasam a compreensão de organismos, individualmente, em populações e no ambiente, fornecendo uma visão sistêmica. Também subsidia a identificação de novos organismos para serem explorados pela pesca ou aquicultura.
As informações de natureza bioquímica e genética e a identificação de moléculas biologicamente ativas podem levar ao desenvolvimento de processos tecnológicos industriais que irão gerar renda e desenvolvimento social, contribuindo para atender aos princípios da sustentabilidade.

 

2) Biologia e Ecologia de Organismos Costeiros
Descrição: foca a dimensão do indivíduo, abrangendo estudos da estrutura e funcionamento dos organismos em laboratório e no ambiente natural. Integra-se com as demais linhas, pois cada indivíduo é o fruto de um conjunto de processos bioquímicos e genéticos, resultante do pool gênico selecionado pelas variáveis ambientais dos ecossistemas aquáticos; os indivíduos interagem e tem atributos populacionais que interferem diretamente no seu comportamento, ao mesmo tempo em que sofrem as ações dos fatores ambientais naturais ou antrópicos.
O conhecimento da biologia dos organismos é essencial para subsidiar a gestão da biodiversidade in situ e os processos biotecnológicos, incluindo a pesca e a aquicultura.

 

3) Biologia Populacional e Pesqueira.
Descrição: foca a dimensão populacional. Compreende a prospecção e o estudo de espécies de interesse econômico e para a conservação da biodiversidade, visando à proteção e a exploração sustentável dos recursos vivos. Inclui o desenvolvimento de sistemas que permitem a reprodução, desenvolvimento e manutenção ex-situ de organismos aquáticos e a determinação de parâmetros para subsidiar as políticas pesqueiras e de conservação. Interage com as demais linhas do programa, pois as características populacionais emergem das características individuais moldadas pelo pool genético e metabolismo ao nível bioquímico, sob a ação do ambiente. Inserida neste conjunto, a aquicultura depende de conhecimentos genéticos, bioquímicos, metabólicos e comportamentais das espécies que vão ser cultivadas. Essas espécies serão combinadas em sistemas integrados, nos quais se realiza a biomanipulação para maximizar a produção e reduzir os impactos ambientais, em uma abordagem ecossistêmica. Os estudos realizados irão gerar subsídios para que a pesca e a aquicultura estejam inseridas dentro do contexto do gerenciamento ambiental e planejamento do uso do espaço físico, de modo a gerar renda e desenvolvimento social, com baixo impacto ambiental de acordo com os princípios da sustentabilidade.

 

4) Processos Ecossistêmicos e Gestão de Ecossistemas Aquáticos
Descrição: foca a dimensão do ecossistema. Inclui a descrição dos processos ambientais e sua evolução espaço-temporal, a interação entre os fatores bióticos e abióticos em nível de ecossistema, incluindo fluxos de matéria e energia. O monitoramento dos ecossistemas aquáticos envolve o conhecimento da circulação de moléculas e íons pelos vários compartimentos sistêmicos: o meio líquido e terrestre, os sedimentos e os organismos, ao nível individual e populacional. A gestão costeira envolve o planejamento, a efetivação, o controle e o desenvolvimento de políticas públicas, ferramentas e instrumentos de planejamento visando controlar as ações antrópicas relacionadas às atividades econômicas potencialmente impactantes, incluindo a liberação de poluentes. Busca compreender a ação das medidas sobre indivíduos, populações e serviços ecossistêmicos, a fim de contribuir para a regulamentação da pesca, aquicultura e demais formas de uso e ocupação do espaço, além da exploração e conservação dos recursos naturais aquáticos e costeiros. Em um escopo mais amplo, busca compreender questões relativas à governança, à percepção ambiental, ao uso compartilhado dos recursos e espaços, à gestão participativa, à educação ambiental e aos processos sociais.

Componentes estructurales
Tesis/Disertación
Socios de la industria
Prácticas profesionales/experiencia laboral
Componente internacional
Entrenamiento de laboratorio
Trabajo práctico/ de campo
Entrenamiento de idioma
Proyecto de investigación

Oportunidades de financiamiento/becas

Scholarship are available through Brazilian government agencies. 

Categorías CINE (ISCED)

Manejo de proyectos
Cultura oceánica
Política y governaza
Biología
Biotecnología
Toxicología
Ecología
Conservación y gestión ambiental
Geología marina
Oceanografía física y química
Estadística
Modelado científico
Bioinformática
Acuacultura
Pesquerías