Pasar al contenido principal
x

Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PhD in Environmental Sciences and Conservation )

Tipo
Doctorado (ISCED 2011 nivel 8)
Idioma

Portugués, Brasil

Duración 8 semesters
Costo No fees

Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC) trabalha na tentativa de compreender e dirimir o impacto humano vertiginoso sobre os recursos naturais da região Norte Fluminense. Este é um desafio que exige a integração entre disciplinas distintas do conhecimento humano que lidam com as percepções biológica, físico-química, socioeconômica da biodiversidade.

O PPG-CiAC pretende formar um profissional com base sólida nas ciências dedicadas à Conservação e Manejo dos Recursos Naturais, sendo capaz de integrar conceitos e métodos oriundos de diversas disciplinas da Biologia, Química, Bioquímica e Geologia na análise de questões ambientais. As linhas de pesquisa do PPG-CiAC incluem a descrição e reconhecimento da rica biodiversidade regional em seus vários níveis e valores, bem como a compreensão do funcionamento dos ecossistemas naturais para seu manejo, conservação e uso sustentável. Os alunos do PPG-CiAC têm, portanto, a oportunidade de cursar um elenco variado de disciplinas e desenvolver pesquisas que incorporem a interdisciplinaridade como princípio básico para compreensão e análise de questões científicas complexas.

 

Linhas de Pesqiusa:

Idealmente, as bases teóricas da conservação e manejo dos recursos naturais devem integrar estudos que contemplem níveis distintos de organização, pragmatismo e aplicabilidade. As duas linhas de pesquisa do PPG-CiAC são concebidas para compreender todos estes níveis de complexidade, envolvendo desde estudos sobre interações moleculares em organismos até ecossistemas inteiros, incluindo seu componente humano e as próprias sociedades.

 

Biodiversidade: estrutura e reconhecimento

A linha de pesquisa “Biodiversidade: estrutura e reconhecimento” visa reconhecer a diversidade biológica da região nos principais níveis estruturadores do ecossistema. Biodiversidade, nesta concepção, é um termo integrador que abrange todos os aspectos da variação biológica, desde a diversidade de espécies e populações até a diversidade química e molecular que promove a interação entre organismos em um ecossistema. Com isso, será possível compreender e avaliar o valor biológico, estético e socioeconomico do patrimônio natural contido nos ecossistemas regionais que estão sob impactos socioambientais relacionados, mesmo que indiretamente, à exploração do petróleo. Esta abordagem de compreensão dos níveis estruturadores de um ecossistema é multidisciplinar, pois integra a descrição e reconhecimento da biodiversidade com a identificação e caracterização de seus recursos genéticos e químicos.

 

Sistemas naturais: avaliação, conservação e desenvolvimento socioambiental

A linha de pesquisa “Sistemas Naturais: Avaliação, Conservação e Desenvolvimento Socioambiental” visa compreender o funcionamento dos sistemas naturais como subsídio para a sua restauração e gestão, condição indispensável para que se alcance o desenvolvimento socioambiental na região. Nesta linha, portanto, a Ecologia desempenha o papel de agente integrador com as Geociências e Química Ambiental. Assim, de forma interdisciplinar e transversal, busca-se a promoção de avanços científicos que permitam o desenvolvimento socioambiental na região Norte Fluminense.

Componentes estructurales
Tesis/Disertación
Socios de la industria
Componente internacional
Entrenamiento de laboratorio
Trabajo práctico/ de campo
Proyecto de investigación

Oportunidades de financiamiento/becas

Scholarships opportunities available through the program. It is given according to the selection procedure.  

Prerrequisitos

Bachelor and Master's degree in related fields. 

Categorías CINE (ISCED)

Manejo de proyectos
Biología
Biotecnología
Ecología
Conservación y gestión ambiental
Estadística
Bioinformática
Pesquerías