Pasar al contenido principal
x

Programa de Pós Graduação em Oceanografia (PhD in Oceanography )

Tipo
PhD (ISCED 2011 level 8)
Idioma

Portugués, Brasil

Duración 8 semesters
Nivel de entrada PhD
Costo No fees

Programa de Pós-Graduação em Oceanografia, tem conceito 5 pela Capes. O PPGO abrange todas as áreas das Ciências do Mar e Oceanografia.

Sua sede é no Departamento de Oceanografia da UFPE (fundado em 1952 como Instituto de Biologia Marinha e Oceanografia – IBMO). O PPGO tem entre seus discentes alunos provenientes de diversas áreas do conhecimento, regiões do Brasil e de outros países.

  • Objetivos

O PPGO visa a formação de especialistas nas áreas de Oceanografia Biológica, Física, Química e Geológica, capazes de desempenhar tarefas científicas, educacionais e profissionais de alto nível.

A proposta do Doutorado é propiciar aprofundamento e ampliação dos conhecimentos trazidos por cada profissional na Oceanografia envolvendo ainda o manejo, gerenciamento, diagnóstico, recuperação e adoção de tecnologias nas várias e complexas questões relativas ao ambiente e vida marinhos.

O PPGO objetiva também contemplar recomendações da Agenda 21 de fortalecer os recursos humanos para a pesquisa oceanográfica global, e estimular os estudos em diversas escalas de espaço e tempo no que se refere à diminuição da biodiversidade, vulnerabilidade de ecossistemas frágeis, impactos no uso dos estuários e zonas costeiras, bem como juntar esforços significativos na educação, construção e fortalecimento de instituições de ensino e pesquisa.

Além disso, o PPGO tem metas de envolver diferentes segmentos da sociedade na solução de problemas ambientais, promovendo avaliações regulares e o desenvolvimento da comunicação, com formadores de opinião, mídia e público.

  • Internacionalização

O PPGO vem, ao longo de toda sua história, buscando oportunidades de internacionalização através do convite a docentes externos, recebimento de alunos estrangeiros e envio de seus próprios alunos ao exterior para treinamento sanduíche.

Alguns exemplos de ações de internacionalização do PPGO em andamento no são:

Co-orientação de alunos de Doutorado em Programas fora do país como na Universidade Nova de Lisboa (Faculdade de Ciencias Humanas e Sociais) e na Universidade Nacional da Colombia (Sede Medellin);

Disciplinas compartilhadas on line entre o PPGO e Programas de pó-sgraduação da Texas A&M (Estados Unidos);

Recebimento de alunos de Doutorado através do PEC-PG (CAPES);

Recebimento de alunos através de convenios com países Africanos;

Docentes do PPGO que participam como membros efetivos de Programas no exterior;

Organização de eventos com a participação de convidados de fora do país.

Outras ações que aportam oportunidades de experiencias internacionais a seus docentes e discentes realizadas pelo PPGO são a participação no corpo editorial de diversos periódicos científicos, estímulo à participação em eventos internacionais, estímulo à publicação em periódicos internacionais, firma de convenios com instituições de ensino e pesquisa fora do Brasil para a execução de projetos de pesquisa e oferecimento de vagas de embarque em navios de pesquisa de instituições estrangeiras.

Componentes estructurales
Tesis/Disertación
Socios de la industria
Componente internacional
Entrenamiento de laboratorio
Trabajo práctico/ de campo
Proyecto de investigación

Proceso de aplicación

Documents and subscription, scientific interpretation exam and pre-project of the research thesis.

Oportunidades de financiamiento/becas

Doctorate scholarship is available for application through the program for Brazilian government financing institutions (CAPES and CNPq). 

Prerrequisitos

Bachelor and Master's degree in a relative study area. 

Categorías CINE (ISCED)

Manejo de proyectos
Biología
Biotecnología
Toxicología
Ecología
Conservación y gestión ambiental
Geología marina
Oceanografía física y química
Estadística
Modelado científico
Bioinformática
Tecnología de protección del medio ambiente
Planificación Espacial Marina
Topografía
Acuacultura
Pesquerías