Pasar al contenido principal
x

Engenharia Oceanica (Oceanic Engineering )

Tipo
Doctorado (ISCED 2011 nivel 8)
Idioma

Portugués, Brasil

Duración 8 semesters
Costo No fees.

A Engenharia Naval e Oceânica da UFRJ, estabelecida na UFRJ há mais de 50 anos, oferece cursos de pós-graduação em Engenharia Oceânica pela COPPE.

Contando com um corpo docente altamente qualificado e laboratórios especializados, atua na formação de recursos humanos e projetos de pesquisa em engenharia naval e oceânica, além de cultivar um forte envolvimento com o setor produtivo, caracterizado por um expressivo portfólio de projetos, cursos de especialização e outras formas de consultoria.

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

 1.ENGENHARIA NAVAL

Na área de Engenharia Naval, os cursos e as pesquisas estão principalmente orientados para o projeto, a construção e a utilização de estruturas oceânicas que possibilitam o transporte aquaviário e o aproveitamento dos recursos do mar, como por exemplo: exploração de petróleo. A área investiga questões relacionadas ao: comportamento hidrodinâmico e estrutural de sistemas oceânicos, projetos de navios e outras embarcações marítimas e fluviais, estruturas offshore semi-submersíveis, robôs submarinos, métodos em projeto assistido por computador, emprego de novos materiais, estudos sobre aspectos mecânicos de motores e propulsores, transporte marítimo e a sua logística.

Linhas de Pesquisa:

ESTRUTURAS NAVAIS E OCEÂNICAS

HIDRODINÂMICA DE NAVIOS E SISTEMAS OCEÂNICOS

MÁQUINAS MARÍTIMAS

PROJETO DE SISTEMAS OCEÂNICOS

LOGÍSTICA E TRANSPORTE AQUAVIÁRIO

ENGENHARIA SUBMARINA

 

2.ENGENHARIA COSTEIRA E OCEANOGRÁFICA

Engenharia Costeira & Oceanográfica trata da aplicação das ciências físicas e matemáticas ao estudo e à solução de problemas relacionados à hidrodinâmica do meio marinho e à interação entre o mar e a costa, visando a ocupação racional da região litorânea e o melhor aproveitamento dos recursos marinhos e costeiros para o benefício do homem. A especialidade tem sido cada vez mais solicitada pela sociedade brasileira, na medida em que esta descobre que o desenvolvimento de áreas costeiras requer soluções técnicas apropriadas. Podem-se citar como exemplo: a construção e modernização de portos, terminais marítimos e marinas; a execução de obras de proteção e correção da costa; o lançamento de efluentes em corpos d’água costeiros ou no mar; a exploração dos recursos minerais e biológicos marinhos na costa e na plataforma continental; além do uso de áreas para fins turísticos ou de lazer. Ao mesmo tempo, o grande desenvolvimento da exploração offshore e a percepção do importante papel desempenhado pelos oceanos em relação às mudanças climáticas tornam necessária a ampliação do conhecimento sobre a circulação oceânica e sobre sua interação com a atmosfera, tanto em seus aspectos científicos como práticos. Decorre daí a demanda crescente por pesquisadores e técnicos capazes de projetar obras marítimas e meios de monitoramento no mar e de compreender os fenômenos de interação do mar com a costa e com a atmosfera e as consequências da intervenção do homem tanto nos ambientes costeiros como oceânicos. O ensino e a pesquisa da Área de Engenharia Costeira & Oceanográfica desenvolve-se em quatro principais linhas de pesquisa, nas quais se incluem os diferentes temas de tese, trabalhos de pesquisa e as disciplinas que compõem o currículo de formação para o mestrado e doutorado. Há de se ressaltar que todas as linhas de pesquisa estão interligadas, apresentando áreas de superposição necessárias para o tratamento completo de questões ambientais, científicas e de engenharia.

Linhas de Pesquisa:

ESTRUTURAS NAVAIS E OCEÂNICAS

HIDRODINÂMICA DE NAVIOS E SISTEMAS OCEÂNICOS

MÁQUINAS MARÍTIMAS

PROJETO DE SISTEMAS OCEÂNICOS

LOGÍSTICA E TRANSPORTE AQUAVIÁRIO

ENGENHARIA SUBMARINA

 

Componentes estructurales
Tesis/Disertación
Entrenamiento de embarcaciones
Socios de la industria
Prácticas profesionales/experiencia laboral
Componente internacional
Entrenamiento de laboratorio
Trabajo práctico/ de campo
Proyecto de investigación

Oportunidades de financiamiento/becas

Scholarships are available through development agencies. The selection of the applicant in the selection process does not ensure the approval of the scholarships granted by agencies.

Categorías CINE (ISCED)

Manejo de proyectos
Cultura oceánica
Economía marítima
Política y governaza
Gestión operativa de logística y envío
Derecho marítimo y marino
Biotecnología
Ecología
Geología marina
Oceanografía física y química
Estadística
Modelado científico
Bioinformática
Energía renovable marina
Mecánica y profesiones afines a la metalistería
Ingeniería naval
Petróleo, gas y recursos minerales
Planificación Espacial Marina
Topografía
Construcciones cerca de la costa y en mar abierto
Seguridad
Seguridad marítima
Navegación y náutica