Pasar al contenido principal
x

Mestrado em Oceanografia (MSc. Oceanography )

Tipo
Master (ISCED 2011 level 7)
Idioma

Portugués, Brasil

Duración 4 semesters
Costo No fees.

O curso de Mestrado em Oceanografia da UERJ tem as seguintes áreas de concentração:

 Caracterização, Diagnóstico e Evolução de Ambientes Marinhos, com duas linhas de pesquisa:

(1)  Processos oceanográficos na interface continente-oceano: abrange os estudos de caráter inter- e transdisciplinar sobre os aspectos biológicos, físicos, geológicos e químicos dos ecossistemas na interface continente-oceano, de forma a compreender a resposta de tais sistemas à ação de variáveis ambientais de origem natural e antrópica, a propor mecanismos mais eficazes de monitoramento e gestão ambiental, e a garantir o uso sustentável dos recursos naturais da zona costeira. 

(2)  Dinâmica, ciclicidade e modelagem de processos marinhos: os objetivos desta linha de pesquisa compreendem a investigação e a modelagem de processos marinhos de naturezas distintas, em diferentes escalas espaço-temporais. As pesquisas envolvem: (i) a dinâmica e a ciclicidade dos sistemas sedimentares das margens continentais e áreas oceânicas adjacentes; (ii) os ciclos e variabilidades nos padrões e processos biológicos (de populações, comunidades, ecossistemas e paisagens); (iii) a dinâmica e ciclicidade de processos e fenômenos físicos.

  O PPG-OCN tem como objetivo a capacitação de profissionais para atuarem nas áreas de Oceanografia Biológica, Física, Geológica e Química. A formação desse profissional exige uma abordagem multidisciplinar, e o desenvolvimento de sua capacidade de integração de conhecimentos em busca da solução de questões complexas, de forma ampla e inovadora. Neste sentido, a grade curricular do PPG-OCN é composta por disciplinas um leque de disciplinas eletivas que aprofundam temas específicos. Além disto, o aluno deverá apresentar periodicamente os progressos no desenvolvimento de sua dissertação, através de Seminários Internos. Espera-se que, antes do final do primeiro ano no programa, o aluno já esteja integralmente dedicado ao trabalho experimental e/ou prático de sua dissertação ou tese.

Os projetos de pesquisa desenvolvidos no PPG-OCN buscam avaliar aspectos como: (i) caracterização, conservação e uso sustentável de recursos marinhos; (ii) impactos de ciclos climáticos e mudança global sobre os ecossistemas marinhos; (iii) alterações ambientais de atividades antrópicas ligadas ao desenvolvimento urbano e industrial (p.ex., petróleo e naval); (iv) fluxos de materiais na interface continente-oceano; (v) dinâmica e circulação de ambientes costeiros e marinhos; (vi) estudos de processos oceanográficos em diversas escalas temporais.

Componentes estructurales
Tesis/Disertación
Socios de la industria
Prácticas profesionales/experiencia laboral
Componente internacional
Entrenamiento de laboratorio
Trabajo práctico/ de campo
Proyecto de investigación

Categorías CINE (ISCED)

Manejo de proyectos
Cultura oceánica
Biología
Biotecnología
Toxicología
Ecología
Conservación y gestión ambiental
Geología marina
Oceanografía física y química
Estadística
Modelado científico
Bioinformática
Tecnología de protección del medio ambiente
Planificación Espacial Marina
Topografía
Acuacultura
Pesquerías