MSc in Integrated Ocean Studies

General information

Mestrado em Estudos Integrados dos Oceanos


O ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Estudos Integrados dos Oceanos ministra formação nas áreas de Oceanografia, Ecologia Marinha, Recursos Marinhos, Estatística, Metodologias, Pedagogia, Conservação e Gestão, constituído por 4 semestres lectivos, com um total de 120 créditos ECTS, e organiza-se nos ramos de especialização em Contextos Educativos e em Contextos Comunitários. O curso está organizado por 9 áreas científicas (incluindo a Dissertação), sem disciplinas de opção, uma vez que se pretende que todos os alunos obtenham a mesma formação especializada ao nível do estudos dos Oceanos.

O curso enquadra-se no âmbito da investigação realizada nos Departamentos de Oceanografia e Pescas e de Biologia, assim como dos Centros do IMAR da Univerdidade dos Açores e da Conservação e Protecção do Ambiente. O curso envolve, ainda, a participação real dos alunos em cruzeiros oceanográficos a bordo das embarcações ao serviço do DOP.

Os principais objectivos deste Mestrado são de dotar os estudantes com um forte conhecimento teórico e prático, que lhes permita compreender os principais processos oceânicos a várias escalas temporais e especiais. Igualmente, e pela localização dos Açores no nordeste Atlântico, os estudantes serão naturalmente expostos a regimes oceânicos muito diferentes: oceano costeiro (mas sem plataforma continental), oceano aberto e oceano profundo e ainda, a ambientes marinhos muito distintos: montes submarinos, bancos, planícies abissais, hidrotermais.

Neste sentido, o Mestrado explora temas muito actuais da oceanografia tais como: oceanografia microbiana e pesqueira e as suas relações com a circulação e dinâmica oceânicas; biologia molecular e biotecnologia, incluindo as possibilidades de extracção de substâncias bioactivas para efeitos biomédicos, oceanografia por satélite e biotelemetria, estudos climatológicos do NE Atllântico. A conclusão do mestrado está dependente da apresentação e defesa duma dissertação original.

1° Ano
1° Semestre 2° Semestre
Oceanografia Descritiva Oceanografia por Satélite
Ecologia e Biodiversidade Oceanos Métodos de Análise de Dados em Ecologia
Recursos Vivos Marinhos Métodos Operacionais de Mar e Laboratório II
Métodos de Amostragem e Tratamento de Dados Biologia Molecular e Biotecnologia
Métodos Operacionais de Mar e Laboratório I Avaliação de Recursos Pesqueiros
Modelação de Ecossistemas Conservação e Gestão dos Oceanos
Métodos de Disseminação Científica Seminário
2° Ano: Dissertação/Trabalho de Projecto
Learning outcome:

a) Consultor em empresas relacionadas com as atividades marítimo-turísticas;

b) Consultor em empresas de tecnologias azuis (incluindo a biotecnologia), do setor público ou privado.

Objective:

a) Obter competências teóricas e operacionais para a investigação científica dos oceanos, de forma multidisciplinar e interdisciplinar;

b) Transferir conhecimentos no domínio dos estudos dos oceanos do ensino avançado para as empresas.

Contact Person: Ana Maria de Pinho Ferreira Silva Fernandes Martins (anamartins@uac.pt)

Content

The highlighted icons, represent the fields of education (in compliance with ISCED Classification) engaged during this course/programme.

0831 - Fisheries", "0532 - Physical and chemical oceanography", "0522 - Conservation and environmental management", "0521 - Ecology", "0532 - Marine Geology

Venue

Venue: Universidade dos Açores
Ponta Delgada, Portugal

Departamento de Oceanografia e Pescas
Campus da Horta

Application


Cost:

2016-2017: 1420,00€

Mais informações aqui.


Prerequisites:

Podem candidatar -se ao mestrado:
a) Titulares de licenciaturas em Ciências Naturais e do Ambiente, Biologia, Biologia Marinha, Biologia Marinha e Pescas, Oceanografia, Química, Geologia, Geografia, Física, Ciências do Meio Aquático, Ciências do Mar, Engenharia do Ambiente, Engenharia Biotecnológica, Ciências Militares Navais (Escola Naval), ou áreas afins, ou de habilitações legalmente equivalentes.
b) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo conselho científico como atestando capacidade para a realização do mestrado.


Application Procedure:

A submissão de candidaturas realizar-se-á exclusivamente por via eletrónica com os documentos seguintes:

  • Ficha de candidatura, devidamente preenchida;
  • Documento comprovativo das habilitações académicas possuídas;
  • Curriculum vitae, com a indicação de elementos susceptíveis de permitir um juízo de mérito ou preferência;
  • No caso de os candidatos desejarem habilitar -se ao contingente especial, referido no ponto n.º 3 do artigo 6.º, deverão apresentar um documento comprovativo da condição de excepção pela qual se candidatam.

Qualification

Academic level: Master

Credits:
Scheme: 
ECTS
Value: 
120
Occupations (not validated):
Spotted a mistake in this page? Click here to request a change.