MSc in Engineering and Management of Aquatic Systems

General information

Mestrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Água


O Mestrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Água, do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores, integra as várias componentes do ciclo da água na medida em que aborda estratégias de preservação deste recurso na origem e de gestão eficaz e eficiente dos sistemas urbanos de água e de águas residuais.

A compreensão da importância das zonas húmidas como sistemas naturais de armazenamento de água, a gestão dos usos da água procurando um equilíbrio entre as necessidades e disponibilidades, a gestão dos sistemas urbanos de água e de águas residuais para prestação de um serviço de qualidade associado à utilização sustentável de recursos e a implementação de ferramentas de auxílio de gestão de sistemas, como os instrumentos de medição e ferramentas de modelação, constituem os pilares deste curso de 2.º ciclo.

O Mestre em Engenharia e Gestão de Sistemas de Água deverá ser capaz de intervir de modo integrado no planeamento e gestão dos recursos hídricos e na gestão de infra‑estruturas urbanas de abastecimento de água e de drenagem e tratamento de águas residuais, procurando assegurar a sua eficácia e eficiência. O ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Engenharia e Gestão de Sistemas de Água, tem a duração de quatro semestres letivos, equivalente a 120 ECTS, subdividido em duas etapas: a primeira, com a duração de um ano e parte de um semestre (78 ECTS), corresponde à parte escolar e a segunda, com 42 ECTS corresponde à elaboração de um projeto, findo o qual o aluno obterá o grau de Mestre.

Desta forma pretende-se que os alunos aprofundem a formação técnica e científica na área do ambiente, nomeadamente no que se refere a estratégias de gestão sustentável de recursos hídricos e sistemas de água.

1° Ano
1° Semestre 2° Semestre
Avaliação da qualidade da água Concepção e gestão de ETA
Gestão dos usos da água Concepção e gestão de ETAR
Gestão e Conservação de zonas húmidas Concepção e gestão de sistemas de hidráulica urbana
Hidráulica Aplicada Instrumentos de automação e medição
Hidrogeologia Modelação hidrológica
2° Ano: Dissertação
Learning outcome:
  • Integração em equipas de investigação científica;
  • Gestão e trabalho técnico em entidades gestoras de água e de águas residuais;
  • Gestão e trabalho técnico em associações sem fins lucrativos (ONG);
  • Gabinetes de consultoria, elaboração, acompanhamento e avaliação de projectos de água e de águas residuais;
  • Técnicos superiores e dirigentes do funcionalismo público ligados ao sector do ambiente, recursos hídricos e ordenamento do território;
  • Entidades promotoras de acções de formação profissional na área de operação de sistemas de águas e águas residuais.
Objective:
  • Compreender o papel fundamental das zonas húmidas no funcionamento do ciclo hidrológico
  • Avaliar as disponibilidades e necessidades da água tendo em vista a gestão sustentável deste recurso
  • Explorar e gerir os recursos hídricos subterrâneos de forma ambientalmente equilibrada
  • Planear e dimensionar sistemas de abastecimento de água e de drenagem e tratamento de águas residuais bem como intervir no sentido de melhorar a eficiência e a eficácia o dos existentes
  • Gerir os sistemas de abastecimento de água e de drenagem e tratamento de águas residuais de forma sustentável implementando sistemas de avaliação de desempenho
  • Avaliar e gerir o funcionamento dos sistemas de água perante situações hidrológicas extremas com recurso a instrumentos de modelação.
Contact Person: José Carlos Goulart Fontes (Coordinator) (jfontes@uac.pt)

Content

The highlighted icons, represent the fields of education (in compliance with ISCED Classification) engaged during this course/programme.

0521 - Ecology", "0522 - Conservation and environmental management", "0532 - Physical and chemical oceanography", "0588 - Scientific modelling

Venue

Venue: Universidade dos Açores
Ponta Delgada, Portugal

Departamento de Ciências Agrárias
Campus de Angra do Heroísmo

Application


Cost:

Mais informações aqui.


Prerequisites:

Podem candidatar-se ao curso de mestrado:
a) Os titulares de licenciaturas em Engenharia e Gestão do Ambiente, Engenharia Civil, ou áreas afins, ou de habilitações legalmente equivalentes
b) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo conselho científico como atestando capacidade para a realização do mestrado e demonstre larga experiência na área de estudos do curso.


Application Procedure:

A submissão de candidaturas realizar-se-á exclusivamente por via eletrónica, devendo ser instruídas com os seguintes documentos:

  • Certificado(s) de habilitações, passado(s) pela entidade competente, com indicação das classificações obtidas por disciplina e menção da média final do curso.
  • Curriculum vitae detalhado (que permita um juízo de mérito ou de preferência) acompanhado dos devidos documentos comprovativos.
  • Fotocópia do cartão de cidadão (ou fotocópia do bilhete de identidade e fotocópia do cartão decontribuinte).
  • Fotografia de tipo passe
  • Documento passado pela entidade patronal comprovativo da disponibilidade do candidato para viabilizar a frequência do mestrado ao abrigo das disposições legais que definem e regulam o estatuto de estudante-trabalhador (desde que aplicável).
  • Declaração de autorização de dados, devidamente preenchida (quando aplicável).
  • No caso dos candidatos detentores de habilitações estrangeiras, deve ser apresentado documento comprovativo da equivalência ou reconhecimento nacional dessas habilitações ao grau de licenciado por uma universidade portuguesa, com a respetiva classificação.

Qualification

Academic level: Master

Credits:
Scheme: 
ECTS
Value: 
120
Occupations (not validated):
Spotted a mistake in this page? Click here to request a change.